O que é um portifólio?
O
portfólio é uma coleção de todo o trabalho em andamento, um instrumento que
compreende a compilação de todos os trabalhos realizados, incluindo registros
de visitas, resumos de textos, projetos e relatórios de pesquisa, anotações de experiências,
fotos e ensaios auto - reflexivos.
Como montar um portifólio?
Na educação o portfolio é uma técnica de avaliar o progresso das
crianças através de um conjunto de procedimentos continuo. Essa técnica permite
acompanhar todos os processos de aprendizagem.
Sua estrutura assume uma estratégia conjunta de reflexão, ação e
avaliação, como:
1. Reflexão critica individualizada acerca do grau de participação nos projetos de ação – intervenção com objetivos previamente formulados.
2. Participação dos pais.
3. Reflexão crítica do processo de desenvolvimento do projeto e suas limitações.
4. Auto avaliação dos aprendizes.
1. Reflexão critica individualizada acerca do grau de participação nos projetos de ação – intervenção com objetivos previamente formulados.
2. Participação dos pais.
3. Reflexão crítica do processo de desenvolvimento do projeto e suas limitações.
4. Auto avaliação dos aprendizes.
Podemos seguir os seguintes
critérios na construção de um portifólio:
1 - Estabelecer uma política para o portfólio;
2 - coletar amostras de trabalhos;
3 - tirar fotografias;
4 - conduzir consultas nos diários de aprendizagem;
5 - conduzir entrevista;
6 - realizar registros sistemáticos;
7 - realizar registros de casos (ocorrências);
8 - preparar relatórios narrativos;
9 - conduzir reuniões de análises de portfólios em três vias;
10 - usar portfólios em situações de transição.
1 - Estabelecer uma política para o portfólio;
2 - coletar amostras de trabalhos;
3 - tirar fotografias;
4 - conduzir consultas nos diários de aprendizagem;
5 - conduzir entrevista;
6 - realizar registros sistemáticos;
7 - realizar registros de casos (ocorrências);
8 - preparar relatórios narrativos;
9 - conduzir reuniões de análises de portfólios em três vias;
10 - usar portfólios em situações de transição.
O
que se propõe com o portfólio é estabelecer um vínculo forte entre diagnóstico,
processo e remedição, colocando a avaliação em todas as situações de interação
professor aluno, permitindo que o aluno também regule seus processos de
aprendizagem.
fontes:
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