http://www.youtube.com/watch?v=CY3UIfnFF9w

14/06/2012

Wikipédia: A Enciclopédia Livre e Gratuita da Internet

A Wikipédia é uma enciclopédia livre que todos podem editar. Ela foi lançada em 15 de janeiro de 2001 por Jimmy Wales e Larry Sanger e tornou-se a maior e mais popular obra de referência geral na internet. O termo Wikipédia é uma combinação de  Wiki e enciclopédia.



Mas o que significa o termo Wiki?

O termo Wik e WikiWiki são utilizados para identificar um tipo específico de coleção de documentos em hipertextos ou o software colaborativo usado para criá-lo. Esse termo significa “extremamente rápido” no idioma havaiano.
Uma web Wiki permite que os documentos, sejam editados coletivamente com uma linguagem de marcação muito simples, através da utilização de um navegador web.
Uma das características do Wiki é a facilidade com que as páginas são criadas e alteradas.

Temos na Wikipédia uma grande ferramenta de pesquisa, mas como podemos perceber, nem tudo o que é colocado nessa "enciclopédia livre" é confiavel, uma vez que todos podem adicionar um significado para um verbete e editar os verbetes já definidos nesse ambiente.
Devido a isso a Wikipédia coloca um cadeado no canto direito. Esse cadeado é colocado para proteger a página com um mecanismo de restrições controlado pelos admistradores, que se refere a edição ou a movimentação da página. Essa proteção ocorre como uma medida extrema, nos casos em que as discussões não surte mais efeitos.

Para quem quiser saber mais a respeito da Wikipédia, acesse o link abaixo:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia_em_portugu%C3%AAs

Nenhum comentário:

Postar um comentário