http://www.youtube.com/watch?v=CY3UIfnFF9w

16/08/2012

ATIVIDADE 3.5 – CURRICULO E TECNOLOGIA.

O currículo escolar é um conjunto de dados relativos à aprendizagem escolar, organizados para orientar as atividades educativas, as formas de executá-las e suas finalidades.

Com o projeto que venho desenvolvendo em sala de aula “Falando de diversidade”, e os estudos a cerca do currículo e da tecnologia, pude constatar que uso da tecnologia vem contribuir muito no trabalho escolar, mesmo que a questão determinante não seja a tecnologia em si.

A tecnologia traz contribuições significativas à aprendizagem quando vem integrada a um projeto curricular com clareza da intencionalidade pedagógica voltada ao desenvolvimento da capacidade de pensar. Assim, quando se tem claro o que se pretende desenvolver, a integração entre o currículo e tecnologias potencializa mudanças na aprendizagem, no ensino e na gestão da sala de aula.

Temos um desafio a percorrer, para integrar as tecnologias no currículos, e criar um desing educacional que seja flexível e aberto ao desenvolvimento de proposta curriculares e que leve em conta  as contribuições das tecnologias disponíveis.

Uma proposta de design emergente implica em assumir uma postura investigativa do contexto aliada a uma postura de ousadia e flexibilidade para criação de estratégias de aprendizagem que propiciem a construção de conhecimentos necessários para enfrentar uma situação desafiadora.

Dessa forma, adotar a concepção de design educacional como base da prática pedagógica com o uso de tecnologias proporciona a integração de diferentes mídias ao currículo com foco na aprendizagem do aluno, em sua realidade de vida, interesses e preferências de aprendizagem. Isso enriquece o planejamento, o ensino e a aprendizagem dos alunos, pois apresenta mais ferramentas para a interagir, visualizar, construir e dialogar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário